Novo no blog? Clique aqui.

Melhore suas Fotos!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Muitas pessoas reclamam da qualidade de suas fotos, achando por vezes que fez a escolha errada ao decidir tal câmera ou tal celular. Neste post mostrarei que nem sempre é assim, e disponibilizarei dicas que poderão auxiliá-lo em suas fotos. Mas elas continuam ruins? Ora, não se preocupe. Temos sempre um plano B, e no nosso caso, ele é chamado de Photoshop.

Dicas Básicas: 
1. Zoom sempre é demais! 
Não que não deva usá-lo, mas o zoom exige demais da câmera fazendo com que fotos que deveriam ter boa qualidade, fiquem distorcidas. Em câmeras profissionais, quanto maior a lente, melhor o zoom. No entanto, quem não tem uma câmera profissional (como eu!) pode optar por se aproximar ao invés de utilizar o zoom, a não ser que tenha uma ótima mão. Em casos especiais, não se pode arriscar, né? 

2. Os mil efeitos de uma câmera 
Você já deve ter percebido que sua câmera possui inúmeras opções de jogo de cores e qualidades, certo? As mais conhecidas são Auto (Automático), Crepúsculo, Esportes, Noturno e Macro. Os exemplos mostrados na câmera parecem ótimos, mas preste atenção! Estão ótimas por concordarem com as exigências da opção escolhida. Por exemplo, o Crepúsculo é um modo que exige demais dos detalhes da imagem, por se tratar de uma opção que lida com tons mais escuros. Ou seja, se a foto não favorecer esse ponto de vista, sua qualidade ficará chuviscada, portanto, você deve prestar atenção ao ambiente antes de escolher uma das diversas opções oferecidas por sua câmera. A melhor é, sem dúvida, a opção Automático, pois é a que mais se adequa às condições de luz presentes no local. 

3. Foto sem flash VS Foto com flash 
“Fotos com flash são melhores, mas destaca muito imperfeições no meu rosto!”, “Fotos sem flash são escuras demais!”, “Fotos com flash destacam muito brilho!” e outras reclamações são frequentes em relação ao flash. O fato é que usá-lo é realmente melhor, pois as cores ficam mais salientes. O ponto negativo é que destaca sim imperfeições, e um fio de cabelo em pé pode ser notado em uma silhueta ao canto. Já tirar fotos sem flash torna-a escura em céu aberto, e essa opção desativada distorce mais facilmente. O que fazer? É muito simples. Abuse do flash sem medo, porque ele vai captar melhor as cores. É claro que você pode ficar com o rosto brilhando ou coisas do tipo, mas isso é muito fácil hoje em dia. Programas como o PhotoScape retiram saturação de modo que atenção desnecessária não seja causada na hora de ver as fotos. Ainda que o flash saliente espinhas, cravinhos e manchas, isso também pode ser retirado nesses programas com um efeito chamado Boneca (não se preocupe, pois ele será ensinado no blog). No entanto, você precisa tomar cuidado com superfícies. Como assim? Certas superfícies, como o espelho e outras extremidades que exponham reflexo são totalmente inimigas do flash. Nesse caso, é necessário desativá-lo e ter uma mão firme para não distorcer a foto! 

4. Posicionamento de luz 
Fotos em céu aberto tem essa dificuldade de exposição de luz. O fato é que, se a luz é muito intensa, danifica a foto. Escurecê-la no computador é fácil, mas não adquire a naturalidade da natureza. Então, atenção para essa dica: Se a luz estiver iluminando fortemente o lado esquerdo, ao invés de pedir que a pessoa chegue para o outro lado, vá você mais para o canto esquerdo. Dessa forma, a câmera mudará de posição e pouca luz penetrará na foto, sem retirá-la totalmente. É possível, ainda, fazer esse efeito de ‘luz do sol’ no Photoshop (que também será ensinado no blog). 

Se depois dessas dicas suas fotos continuarem ruins, pode ser que sua câmera esteja um tanto disfuncional. Não se preocupe, você sempre poderá contar com o Photoshop. Ensinarei truques para melhorar suas fotos. Mãos a obra! Ou melhor, ao mouse! 

 No PHOTOSHOP CS5.1 

1. Abra uma foto (File >> Open / Arquivo >> Abrir) qualquer que esteja com uma qualidade não tão boa ou que pareça estar, mais ao aproximar, ela distorce (o que ocorre com a que eu usei).
2. Ao lado de File (Arquivo), onde você abriu a foto, há Edit, Image, Layer etc (Editar, Imagem, Camada – respectivamente). Vá em Image >> Adjustments >> Curves (Imagem, Ajustes, Curvas). Você perceberá que apareceu essa caixa de diálogo:


Como pode ver em Channel (Canal), a opção padrão é RGB. Ou seja, mudará as cores: vermelho, azul e verde. Caso queira mudar apenas uma dessas três (que são as principais), você pode optar por uma só nessa mesma guia de Channel, basta clicar naquela setinha para baixo e selecionar. Red = Vermelho, Blue = Azul e Green = Verde.

Rápida Observação
Está vendo que ao lado de cada cor, existe uma sequência de comandos? Então. Grande parte dos efeitos e opções do Photoshop é feita de comandos. Criar uma nova camada, por exemplo, tanto pode ser em Layer >> New Layer (Camada >> Nova Camada), botão direito em cima da camada e New Layer ou o comando Ctrl + J. É claro que gravar todos os comandos é complicado e eu poderia ter simplesmente colocado ‘Aperte Alt+2’. No entanto, é melhor que comecem fazendo seguindo o menu para depois gravar os comandos.

No primeiro print, escolhendo qual usar, eu escolhi RGB, mas antes de dar Ok, modifiquei um pouquinho o gráfico. Você pode fazer isso clicando com o mouse em cima dele e arrastando-o para cima e para baixo. É possível ir visualizando o resultado na sua foto. Quando estiver satisfeito, dê Ok. Você pode, ainda, mexer nas cores vermelhas e verdes separadamente, se quiser. No meu caso, eu mexi apenas na RGB. Isso adicionou um brilho à foto, e você entenderá o motivo no passo a seguir.

3. Vá novamente em Image >> Adjustments (Imagem >> Ajustes), mas dessa vez escolha a opção Levels (Níveis). (Atalho do Teclado: Ctrl + L).

Observe que apareceu essa caixinha de diálogo:

É possível visualizar também um novo gráfico dividido em frequência. No primeiro campo (Inicial), está marcado como 0. No segundo campo (Avaliador), está marcado como 1,00. No terceiro campo (Redução), está marcado como 255. Atenção para esta regrinha importante: você sempre poderá mexer no primeiro e no terceiro campo, no entanto, jamais no do meio! Ele é o que equilibra a distribuição de cores da sua foto. No meu caso, eu alterei apenas o primeiro campo, mudando seu valor para 77. Você pode ver a mudança ocorrendo em sua foto antes de dar Ok.

4. Vá em Image >> Adjustments >> Exposure (Imagem >> Ajustes >> Exposição).

Em Exposure (Exposição), você pode aumentar o valor e ver a modificação em sua foto. Aconselho a não modificar Offset, mas fica a seu critério. Quando estiver satisfeito, dê Ok.

5. Por fim, vá em Image >> Adjustments >> Hue/Saturation (Cor/Saturação em versões mais antigas, Ruído/Saturação em versões mais recentes) e mude os campos como quiser.Na mesma guia de Imagens e Ajustes você pode transformar sua foto em Preto e Branco, Vinheta, Sépia... há ainda efeitos artísticos na aba Filtre >> Artistic (Filtro >> Artístico), caso queira. Eu não os usei aqui.












2 comentários:

  1. Danyella Louise, cada vez que passo por aqui fico mais instruído para fotografar e retocar as fotos. Menina, suas dicas são geniais e muito bem elaboradas. Adorei tudo isso.
    Bjo.
    Manoel.

  1. Gerliane disse...:

    Nossa que blog mas legal... Já vou seguir. Não tenho PS só Photscape, mas creio que irei suas muitas dicas suas. As minhas imagens a noite são péssimas, mas não tenho uma camera, todas as minhas ftos são tiradas com o Iphone, e são elas mesmo que uso no meu blog, melhor do que qd eu não tinha nada kkk beijocas! passa no meu mundo depois...

Postar um comentário