Novo no blog? Clique aqui.

Tutorial - Pacote Iniciante

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Resultado:



Aprenda a Fazer pelo Photoshop CS3, CS4 ou CS5:

Este banner é bem simples e fiz para acompanhar o Pacote para Iniciantes. Os materiais utilizados nele podem ser encontrados neste mesmo pacote.
Vamos aprender a fazê-lo? Antes que me esfolem, eu juro que esse banner é para iniciantes, gente! Rs.

É que eu quis deixar bem detalhado para as pessoas que ainda não estão familiarizadas com o Photoshop, mas juro que ele é fácil.

O1. Crie um documento (em português: Arquivo > Novo, em inglês, File > New) com estas definições:

Onde Width: Largura, Height: Altura e Transparent é o modo de fundo. Com estas definições, dê Ok.


O2. Em seguida você abrirá sua textura (em português: Arquivo > Abrir, em inglês, File > Open). Com a textura aberta, note que ela apareceu como uma 'janela' em frente ao seu documento. Observe:

Clique na imagem para ampliá-la.

 O3. O que você fará é bem simples. Primeiro, você precisa selecionar a ferramenta de corte:

Fica ao lado esquerdo da textura na imagem acima. Caso não a encontre, existe um atalho do teclado, que é a tecla C.
 Depois, selecione somente a área da textura para que os créditos não apareçam. É como cortar uma foto em qualquer outro editor. Ao selecionar, dê enter. Você verá que agora só resta a sua textura. 

O4. Agora, selecione a ferramenta mover:

Atalho do teclado: tecla V.
E com esta ferramenta, clique na textura, segure e arraste. É bem simples. Você precisará pressionar o botão esquerdo do mouse enquanto arrasta a textura para o lado, para que ela chegue ao documenco em xadrez da imagem a cima, entende? Sim, ela será transferida de um para o outro apenas com o movimento de arrastar.

O5. Você verá que a textura não ocupa toda a área xadrez. Não se preocupe! No seu teclado, aperte: Ctrl + T.
Perceba agora que sua textura adquiriu um contorno. Redimensione-o como quiser. Você também pode manter o mouse fora da textura para girá-la.





DICA: Quando for redimensionar uma imagem, é melhor pressionar o Shift enquanto o faz. Shift é a tecla acima do Ctrl no canto esquerdo do teclado, a setinha indicando 'cima'. Pressionar Ctrl + T + Shift permite que a imagem seja redimensionada de forma coerente, sem ficar muito larga ou muito achatada.
 

O6. Agora, abra suas fotos. O resultado fica melhor quando elas são em HQ (saiba mais sobre HQ clicando aqui).
Você precisará fazer surgir a aba de actions (saiba mais sobre actions clicando aqui). Como? É muito simples. Pressione Alt + F9 no seu teclado. Note que um símbolo de 'play' surgiu no canto direito.
Clique na imagem para ampliá-la.
 Agora, preste atenção na imagem acima. Consegue ver esta janelinha? Nela, há History e Actions no topo, certo? (em português, Histórico e Ações, respectivamente). Ao lado, no fim desse topo, há um sinal com duas setinhas e, ainda mais para a direita, outro sinal de uma setinha para baixo com uma 'lista' ao lado. Clique neste último.

O7. Das diversas opções, selecione Load Actions (em português, Carregar Ações). Agora procure a pasta na qual você salvou o pacote iniciante, ou qualquer outra action que já tenha no computador. Repare que, caso opte a do pacote, não há como se confundir; no menu de actions, somente elas aparecem, de modo que as fotos e os demais arquivos fiquem ocultos.

O8. Com a action aberta, você deverá agora escolher a janela das suas fotos e clicar em 'play'. Veja abaixo:

Clique na imagem para ampliá-la.

Na aba das actions, apareceu uma pastinha escrito 'Ps Para Elas' e uma guia abaixo escrito 'Azul Negro', certo? Clique onde está escrito Azul Negro e em seguida aperte o play. (Obs: Sua foto precisa estar na frente, como na imagem).

O9. A coloração da foto mudou radicalmente, certo? Repita os processos de abrir e aplicar action em todas as outras fotos que você usará no banner.

1O. Agora você repetirá o mesmo processo da textura. Clicar sobre a sua foto PRINCIPAL (deixe as outras de lado por hora) e arrastá-la para cima da textura anterior, de modo que ela fique em cima. Caso esteja usando foto em HQ, ela ficará muito maior que o banner. Redimensione-a de modo que a mesma fique coerente.

11. Abra a guia das Layers (em português, Camadas).

Clique na imagem para ampliá-la.

12. Você verá que existem três layers (camadas). A primeira, do xadrez, a segunda, da textura e a terceira, da sua foto. Clique duas vezes com o botão esquerdo em cima da camada da sua FOTO para abrir o Blend Mode (em português, Modo de Mesclagem).
Bem no topo das inúmeras opções está Blend Mode, com uma lista ao lado. Selecione a opção Multiply (em português, Multiplicado) e em seguida, dê Ok.

13. Abra a sua base e repita o processo de recortar os créditos. Caso ela seja estreita e o corte não consiga ser preciso, use a ferramenta borracha para apagar as palavras.

Atalho do teclado: E
14. Arraste sua base para sua foto principal e encaixe-a onde desejar. Em seguida, selecione uma foto já aberta e arraste-a para cima do banner também.

15. Você verá que sua nova foto cobriu tudo outra vez. Mas, antes de redimensioná-la, você deverá criar uma Clipping Mask (em português, Máscara de Corte). Observe:

Clique na imagem para ampliá-la.
Com esta opção, a parte de trás apareceu, mas esta foto sumiu em sua maioria, certo? Pressione Ctrl + T + Shift para redimensioná-la. Note que a mesma chegará a um ponto pequeno e você perceberá que ela foi para dentro da base.
É claro que a foto ainda está quadrada e com contornos, e precisamos retirar isso para que fique apenas o corpo. É bem simples!

16. Selecione novamente a ferramenta borracha e veja:

Clique na imagem para ampliá-la.
Está vendo um pouco mais escuro ali em cima? Um cinza mais forte? Eu escureci para enfatizar. Ali, você deverá clicar na setinha ao lado da bola cujo número é 442. Nesta setinha existem inúmeros tipos de borrachas. Você deverá optar pela de cerdas macias.



 
CERDAS MACIAS/ESFUMAÇADAS E CERTAS SÓLIDAS/DE CONTORNO: Você perceberá que existem dois tipos de borracha. Um não possui contorno, e sim uma sombra esfumaçada. O outro é contornado. Estes dois tipos de borracha são muito úteis, e suas denominações estão logo acima. A primeira esfumaça a imagem de modo que ela se junte a outra. A segunda, por ser sólida e contornada, ou apaga tudo ou cria bolas vazias no documento.Você deverá optar pela de cercas esfumaçadas, a que não possui qualquer tipo de contorno sólido.
 

Escolha o tamanho que desejar da borracha (o tamanho é o número que fica abaixo dela) e, em seguida, pressione o bouse com o botão esquerdo e vá passando essa borracha pela borda da sua foto. Você perceberá que, assim, ela esfumaçará e perderá seu contorno.

17. Repita este processo de arrastar a foto, criar Máscara de Corte e apagar os contornos. Serão necessárias apenas três fotos ali embaixo.

18. Em seguida, pegue sua última foto e, repetindo o processo de clicar duas vezes sobre a mesma para abrir o Modo de Mesclagem, visualize a opção Opacity (logo abaixo de Blend Mode) e mude o número para o que desejar, lembrando que a foto precisa estar quase transparente.

19. Agora, clique com o botão direito em cima da camada da foto que você acabou de editar evá em Duplicate Layer (em português, Duplicar Camada). Fica no mesmo lugar que você criou a Máscara de Corte.

20. Você perceberá que agora existem duas fotos iguais. A que você mudou a opacidade e a cópia dela. Clique na camada original (a que fica embaixo da cópia) e, com o mouse sobre o banner, dê um clique e arraste para o lado que desejar (esquerdo ou direito). Isso criará um efeito de movimento.

21. Abra o PNG e arraste-o para o banner. Mude sua opacidade também, como preferir.

22. Por fim, você deverá carregar o seu Style (em português, Estilo). Funciona igual ao que você fez para usar a action. Veja onde é a aba dos styles:


 Novamente na setinha para baixo com a lista do lado, vá em Load Styles (em português, Carregar Estilos).

23. Selecione a Ferramenta de Texto:

Atalho do teclado: T
E crie uma caixinha no seu banner, escrevendo o que quiser. Em seguida, clique em um dos styles que desejar. Pressione Ctrl + T para mudar seu texto de lugar, se preferir.


0 comentários:

Postar um comentário