Novo no blog? Clique aqui.

Programas Variados

sábado, 28 de janeiro de 2012
Ando recebendo e-mails de pessoas que acreditam na capacidade do Photoshop, mas querem ainda outros programas. Criei esse post pra auxiliar na sua escolha levando em consideração a qualidade de cada um.

O Photoshop CS5.1 é, sem dúvida, o melhor. É um programa usado por grandes revistas americanas, assim como a People e a Vogue na criação de capas. Ele é complexo sim, no início. São muitas informações e sequências de efeitos que não é tão fácil memorizar. No entanto, quando se quer, consegue, certo?
O Photoshop não é um programa completo. Quero dizer, grande parte dos materiais que você usará (se não todos, como eu) são criados por fora. Por isso que nos tutoriais ofereço pacotes com os materiais utilizados, porque o Photoshop em si não carrega essas extensões. É necessário saber onde procurar, e o site mais conhecido para isso é o Deviantart.Com, uma galeria de portfólios particulares de designers diversos. Lá, você encontrará PNGs, brushes e etc.
Há ainda o Picasa, com uma vasta coleção de materiais.
Em relação aos Gifs, o Photoshop é ótimo sim, mas quando se trata de criar, aconselho o ImageReady, pois essa é uma função que não é adequadamente aceita no Ps.

O PhotoScape é um programa para pessoas que estão começando a editar imagens e criar efeitos. Ele também suporta PNGs e já possui vários incluídos em suas versões. É fácil de usar, prático e leve, podendo ser carregado em dispositivos móveis. No entanto, não é profissional.
A infinidade de efeitos do Photoshop não são encontradas no PhotoScape. Alguns sim, mas em versões remotas, sem oportunidade de aprofundamento nesse tipo de assunto.

O Photofiltre é um meio-termo entre o Photoshop e o PhotoScape. É ótimo, fundamental em alguns casos, mas extremamente débil em outros. O Photofiltre não é aconselhado para edições profissionalizadas e sim para edição e mesclagem de imagens, distribuição de cores e gamas com saturação e contraste.

O ImageReady é idêntico ao Photoshop em seu menu. No entanto, é ainda mais profissional e com mais efeitos. É claro que, nesse caso, consegue ser mais difícil. O ImageReady é aconselhado principalmente para quem possui técnicas em relação à Gifs e Vídeos, garantindo o melhor resultado entre todos os programas.

O Sony Vegas é um programa que muitos confundem com edições. Ele também edita, mas não fotos ou banners. O Sony Vegas é para criação de Slides e Vídeos, usado por pessoas como Felipe Neto, ou por adolescentes que criam trailers para suas histórias. Ele não é um programa de fotos.

O Fireworks é um programa centrado à criação de banners para internet. É ótimo e bem prático, assemelhando-se em parte ao Photoshop. Não é tão pesado, mas um computador com o Fireworks, Photoshop e Photofiltre será - com toda certeza - mais lento que o imaginado. O Photoshop em si já pesa muito.

O TheGimp é um programa que foi criado com o intuito de aprofundar seus usuários em um ramo diferente, mais animado de ser. Seus efeitos e particularidades não são muito gratificantes, mas fáceis para quem está aprendendo. É um ótimo programa, recomendo.

Para quem ainda não sabe de edições, baixe o PhotoScape.
Para quem sabe muito pouco, baixe o Photofiltre.
Para quem não está satisfeito com os dois acima, baixe o Photoshop CS5.

Estes são fundamentais. Os outros são complementos importantes.

Espero ter ajudado. Beijos :*


2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    DANY LOUISE, meus parabéns. Você deum um show de explicações. Com bastante simpliciodade e bastante didática você conseguiu mostrar as diferenças, vantagens, desvantagens e uso adequado de cada um desses programas. Adorei sua postagem.
    Beijos:*
    Manoel.

  1. Casa de Lola disse...:

    Oi Dany,
    estou te seguindo na esperança de conseguir melhorar minhas fotos e auto-fotos, rsrsrs, só Deus sabe o quanto preciso melhorar! Muito obrigada por sua generosidade, que a gente sente ao ler os posts.
    Beijos
    Lola

Postar um comentário